2ª boletina EFAlac

7 fev

em lingua brasileira

 

reuniões em Porto Alegre :  as reuniões preparatórias para o EFAlac, acontecem todas as quintas-feiras, as 19.30 hs no Comitê ltino-Americano. Rua Vieira de Castro, 133, a mts da Venancio Aires. Aparece ai!!

 

Oi pessoas! Aqui estamos novamente, cheias de alegria e emoção compartilhando com vocês nossa 2ª boletina EFAlac.

Temos muitas novidades para contar.

Lembram que na 1ª a gente dizia que era uma ekipa de Porto Alegre mas esperava que em breve fosse de toda América Latina e do Caribe? Então, não é que a gente seja de tooodaaa a amlac, mas já estamos trabalhando numa grupinha bem representativa das mulheres de nosso continente. Recordando e enfatizando que quem desejar pode (e deve) se unir a nós, mais adiante mostramos como é possível se integrar nas comissões de trabalho. Para isso é importante enviar sua inscrição. Se já enviou pode acrescentar apenas o item sobre em qual comissão deseja participar.

Nosso ENCONTRO “Descolonizando mentes, corpos e ações” já tem seus eixos temáticos definidos e estamos trabalhando na metodologia.

E, falando de metodologia, queremos contar como estamos nos organizando. Este será um ENCONTRO, não um seminário, isso significa que não haverá figuras convidadas, queremos romper com a lógica de palestrantes e “palestradas”. As que “sabem” e as que chegam para “aprender”. A idéia é de desarmar as hierarquias e trabalhar em círculo, habitar a horizontalidade, recordar que todas sabemos. Que todas temos um acúmulo, distinto, que vale a pena compartilhar com as outras.

A idéia é trabalhar em forma de plenárias, momentos em que estaremos juntas, e logo dividirmos em grupos de umas 10 ou 15 para que cada uma de nós possa falar, se expressar e estar ativa. Depois, nos juntamos novamente e a tardinha funcionarão as oficinas.

De noite faremos festasbruxólicas em todas suas formas, cores e sabores.  Durante toda a jornada  soarão os tambores  em diferentes momentos.

IMPORTANTE : continuamos buscando um logo que nos represente. Quem quiser convidamos a entrar nesse desafio, com certeza de mostrar sua capacidade de síntese e sua criatividade. Recordando que o Encontro é de TODAS esse desafio não tem formato de concurso, não haverá ganhadoras particulares, todas seremos vencedoras de uma linda cara e imagem de nossa luta.

Contamos que estamos tentando conseguir um ônibus de Sampa a Porto Alegre. Assim, as que vem de cima – ou de fora do Brasil- fiquem atentas para se organizar, quando se concretizar divulgaremos. Outra coisa, lembrem de se inscrever, melhoramos um pouquinho a ficha que vem no final desta 2ª boletina. É preciso copiar e colar no corpo da mensagem que você enviará.

Pré-Encontros já marcados

(por favor, os outros núcleos de diferentes cidades e países vão nos passando suas programações, assim vamos atualizando a bloga e seguimos todas encontradas).

 

15 de fevereiro: Buenos Aires/Argentina

25 de fevereiro: Porto Alegre/Brasil

15 de março: Medellín/Colômbia

 

 

ENCONTRO  FEMINISTA AUTÔNOMO latino-americano e caribenho

descolonizando mentes, corpos e ações

28 de abril – 1º de maio de 2012

Porto Alegre, Brasil

Na década de noventa, a autonomia se converteu numa corrente política e teórica do feminismo latino-americano frente aos fenômenos da institucionalização e da dependência dos governos, partidos políticos e da cooperação internacional neocolonial; bem como dos processos de ONGnização do movimento com sua imposição de lógicas hierárquicas e burocráticas às organizações, que repercutiu na proposta ética política transformadora do feminismo em quase todos os países da América Latina e do Caribe.

Das feministas autônomas surgiram críticas aos fenômenos já mencionados, porém, muitas das que se autodenominaram como pertencentes a essa corrente política não constituíram um grupo homogêneo. Sem dúvida, a classe, a “raça”, a sexualidade, entre outras, somadas aos contextos políticos onde se encontram as autônomas impulsionando suas práticas políticas, marcaram diferentes posicionamentos e práticas políticas autônomas.

Isso começou a ficar explicito de forma coletiva no encontro autônomo realizado no D.F. -México em 2009, onde ocorre uma ruptura entre uma parte das primeiras impulsionadoras desta corrente e outras gerações de feministas autônomas; assim como no VIII ELFLACEncontro Lésbico Feminista Latino-Americano e do Caribe realizado na Guatemala durante 2010, onde foi possível distintos tratamentos e concepções sobre sexualidade, gênero e identidade.  Tudo isso dá conta de que hoje a autonomia não é a mesma de duas décadas atrás.

As feministas autônomas que impulsionamos esses processos, estamos comprometidas com uma leitura mais complexa da realidade e articulamos a autonomia a outros paradigmas teórico-políticos. Dessa forma propõe-se novas perspectivas e prática que enfrentam os regimes coloniais e neocoloniais do gênero, raça, classe e a heterossexualidade; esses mesmos que são responsáveis pela pobreza,  feminicidio, etnocidio e todas as formas de ódio e violência contra os  gêneros, sexualidades e  formas de vida desprezadas; as políticas repressivas  e a  militarização da vida nas democracias liberais, o  consumismo, a depredação e a usurpação dos territórios e dos recursos naturais dos povos ancestrais, etc.. Assim nos prpomos a continuar na construção de um feminismo autônomo crítico, contrahegemônico, descolonizado e propositivo, situado na região de Abya Yala.

O próximo encontro autônomo se centrará em avançar em nossa proposta política com base nessas preocupações. Consideramos que as práticas políticas em que estamos incursionando e a realização deste novo encontro dá continuidade à autonomia feminista e a revela como espaço vivo e em constante revisão e crescimento.

Já é hora de dar conta do salto histórico que estamos dando e de aprofundá-lo!!!!

EIXO CENTRAL:

EM DIREÇÃO À CONSTRUÇÃO DE UM “OUTRO” FEMINISMO: AUTÔNOMO, CONTRAHEGEMÔNICO, CRÍTICO E DESCOLONIAL.

SUB-EIXOS

 

  1. recuperando as histórias da autonomia na américa latina e no caribe.

Como caracterizamos a identidade coletiva da autonomia feminista no contexto dos princípios do século XXI? Quais as novas articulações, estratégias e práticas que incorporamos de forma a responder a nossos contextos e a aparição de novas problemáticas.

Convocamos a fazer um recorrido e um mapa do que caracteriza a  autonomia desta última década.

  1. a autonomia feminista e sua relação com outras propostas críticas e contrahegemônicas no contexto regional a partir dos diversos espaços onde atuamos.

 

  • Autonomia, movimentos antirracistas e descolonizadores.
  • Autonomia e movimentos anticapitalistas.
  • Autonomia, lesbianidade feminista e luta contra o regime heterossexual.
  • Autonomia e antimilitarismo.

 

 

  1. O pensar-fazer de nossas apostas-propostas “outras”.

1. Marco  e perspectiva ético-político de um feminismo autônomo contrahegemônico, antirracista, anticapitalista, antiheterosexista e descolonizador.

  • Autogestão e Autonomias.
  • Teorias e práticas descolonizadoras e autônomas.
  • Relações entre diferentes gerações de feministas autônomas.
  • Relações com outros feminismos da região.

2. Estratégias regionais e locais para aprofundar este fazer feminista autônomo, contra-hegemônico, antirracista, anticapitalista, antiheterosexista e descolonizador.

 

 

ORGANIZAÇÃO PARA O ENCONTRO.  

 

a) comitês por países.

 

Para que o encontro impacte a processos locais a idéia dos comitês por países se centraria em:

– Atividades para buscar fundos para o encontro.

– Debates em torno do eixo central e sub-eixos do encontro.

– Entrar numa comissão para que todas, a nível local, participemos da construção do encontro através das comissões.

– Assegurar, através da participação virtual, que as companheiras que acompanharam o processo do EFAlac e não possam assistir, tenham a possibilidade de apresentar suas discordâncias/ acordos, reflexões e  análises ou propostas em torno dos eixos ao mesmo tempo que se leva a cabo o encontro em Porto Alegre.

b) comissões de trabalho.

 

1. Comissão metodológica.

Encarregada de concretizar uma proposta das atividades e ações a realizar sobre o encontro. É importante que esta comissão considere o trabalho do corpo-lúdico-político, motive para a apresentação de performances, músicas, teatros e outras manifestações de arte como parte do Encontro.

2.  Comissão de Comunicação.

Encarregada de manter um fluxo de comunicação e informação entre todas através de boletinas, imagens, slogans, etc…e de colocar a proposta do encontro através de meios informativos, redes sociais, etc.

Esta comissão facilitará a participação por meios virtuais de companheiras que não possam assistir ao Encontro e queiram segui-lo dos países onde se encontrem.

3.  Comissão Logística.

Encarregada de organizar o lugar, hospedagens, salões, materiais, equipamentos, limpeza, alimentação.

Esta comissão deve organizar a participação de TODAS, sobretudo nos aspectos de alimentação e limpeza, para que não seja uma responsabilidade de umas poucas companheiras.

4. Comissão de Finanças

Encarregada de fazer o orçamento do encontro, sobretudo dos gastos de alimentação e hospedagem.

Esta comissão deve também se encarregar de buscar alguns fundos adicionais aos que os comitês locais possam conseguir com o propósito de lograr algumas contribuições para passagens para as companheiras que o necessitem.

Os critérios de solicitação de fundos não devem comprometer a autonomia do Encontro e devem ser solicitados a Fundos de Mulheres da região e outros espaços  solidários.

5. Comissão de Memórias

Encarregada de organizar as formas de registro das distintas atividades e ações do Encontro em vídeo, áudio, fotos, documentos, etc. e organizar a relatoria do mesmo.

Formulario de inscripción

ENCOMTRO FEMINISTA AUTONOMO- EFAlac 2012

Nome e Sobrenome:
Endereço:

Cidade

País de residência:

Nacionalidade:

E-mail:

Participa de algum grupo ou coletiva?

 Confirma sua presença no Encontro Feminista Autônomo? (Coloque um X na resposta correspondente):

Sim: (  ) Ainda não estou certa: (  )

O Encontro Feminista Autônomo será de 28/04 a 01/05.

Você participará: Todos os días (   ) Apenas ____, _____ , ____

Esse encontro é autogestionado e a hospedagem será na casa de outras companheiras de Porto Alegre (hospedagem solidária). Em muitos casos precisaremos de bolsas de dormir, por isso previna-se e traga o seu.  Necessitarás hospedagem durante esses dias? Por favor assinale com X:

Sim ________ Não ________

Se por acaso estiver interessada em se hospedar em hotel ou hostel coloque sua opção sabendo que o pagamento será por sua conta, mas tentaremos conseguir os melhores preços:

(  ) Hostel  (  ) Hotel 2 estrelas  (  )Hotel 3 estrelas

Gostaria de propor alguma oficina? Que material seria necessário, e até quantas mulheres poderiam participar?

Dentro do espírito de criar autonomia, que vem orientando nossos encontros, tem sido uma prática que as companheiras procurem criar recursos para custear suas despesas, através de festas e outras. Há também algumas de nós que podemos colaborar financeiramente, seja cobrindo seus gastos ou parte deles, seja contribuindo com um pouco mais para apoiar o financiamento do encontro.

Marque com x as possibilidades:

– Vai necessitar ajuda do grupo: (  );  Poderá assumir suas despesas: (   );  Poderá assumir seus gastos e ainda contribuir com algo mais para o fundo comum:(   ), poderia sinalizar o valor?____

Em qual comissão de trabalho gostaria de participar:

  • Comissão metodológica (  )
  • Comissão de Comunicação (  )
  • Comissão Logística (  )
  • Comissão de Finanças (  )
  • Comissão de Memórias  (  )

Por favor envia este formulário a : feministasautonomas@yahoo.com.br

Muito obrigada!

Anúncios

3 Respostas to “2ª boletina EFAlac”

  1. Stèphannie fevereiro 18, 2012 às 19:50 #

    Onde vai ser a reunião do dia 25/02 em PoA? No Comitê Latino-americano mesmo? Abraço!

    • EFAlac 2012 fevereiro 19, 2012 às 16:38 #

      Oi Stephannie, sim no Comitê, a partir das 16.00 hs será o Pré – encontro só para mulheres e a partir das 20.00 hs o Sarau Feminista aberto a todas as pessoas, sexos e gêneros
      te esperamos
      marian

Trackbacks/Pingbacks

  1. 3ª Boletina « efalac - março 27, 2012

    […] ver ficha de inscrição […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: